terça-feira, 19 de outubro de 2010

A grave poluição visual de Imperatriz - Órgãos públicos não levam a sério (Parte 1)

Caracteriza-se por poluição visual o excesso de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, e etc. Presente nos grandes centros urbanos, Imperatriz vem se destacando cada vez mais em utilizações excessivas e mirabolantes principalmente de faixas e outdoors no centro da cidade.

Excessos de propaganda, poluição visual, não devem ser encarados como uma opção de anúncios. Poluição visual não é diferente da Poluição sonora e Poluição do ar, causam prejuízos a saúde da população, esconde a arquitetura original da cidade, cansaço visual e desencadeiam acidentes de trânsito por desviar a atenção de motoristas, ciclistas e pedestres, reduzindo significativamente a qualidade de vida da população. Segundo Wagner Cerqueira, diferentemente dos outros tipos de poluição, como atmosférica, das águas, do solo e sonora, que geram problemas mais perceptíveis, a poluição visual gera transtornos, principalmente psicológicos, que muitas vezes não são notados pelas pessoas.

“Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Muitos países possuem legislações específicas para controle de sinalizações em diversas categorias de vias.” Ghizzoni Júnior

Ainda de acordo com Wagner Cerqueira, políticas Públicas devem ser criadas com o objetivo de solucionar o problema da poluição visual. Alguns municípios aplicam normas que proíbem a excessiva quantidade de anúncios espalhados pela cidade, determinando que lojas e outros pontos comerciais adéquem suas fachadas de forma que proporcionem um local agradável para a população que transita por esses espaços.

Em Imperatriz, faltam palavras que descrevam a poluição visual da cidade pois nela se encontra o possível e o impossível do que seja essa grave situação urbana. Como imagens valem mais do que palavras...

Motorista: Não olhe para o semáforo, pois você tem apenas 2 olhos e é cego, por isso foi necessário QUATRO anuncios para esse estebelecimento ser visto! Talvez sejamos mesmo cegos.

Calçadas? O que é isso?
Motorista que chega a faixa de pedestre não precisa dar atenção ao semáforo e sim ao anuncio no cartaz, que não tem problema de ser colocado preso aos postes de luz.
Precisa comentar? Onde está a cidade? Semáforo cadê você?
Disputa de qual placa fecha mais a rua
Faixas e fiação aerea tanto faz...
Faixa ou placas ao lado, qual olhar?
Sorte que o vento pediu passagem!
DESAFIO: Atravesse essa calçada!

2 comentários:

  1. A coisa ta feia mesmo, mas isso eh reflexo do crescimento gigante q vem passando nossa cidade, porem deveria haver uma intervenção das autoridades politicas.

    ResponderExcluir
  2. Se for postar neste blog todas as prioridades que nossa Imperatriz precisa ser cuidada, não caberá.prioridades hein?nas duas avenidas principais estão intrafegáveis de tantos calombos quando se não buraco mesmo,lixeiras?ñ se encontra nas avenidas,por esse motivo não podemos culpar os garis, realmente não dão conta de tanto lixo,sem falar nas bcas de lobo que não tem a grade de protção p/ o lixo não entrar...está uma calamidade pública..creio que essas leixeiras e grades não custem tanto pra nossa querida prefeitura..

    ResponderExcluir